Revisão 6º ano Hebreus, Fenícios, Mesopotâmia e Egito

1 – Estudamos no 1º trimestre a importância das fontes históricas para o entendimento das sociedades antigas. Tendo com base esse conhecimento, qual é a principal fonte de estudo sobre o povo Hebreu?

______________________________________________________________________________________________________________________________

2 – A partir da analise da questão anterior e a importância do conhecimento histórico, existem diferenças entre o Pentateuco cristão e a Torá dos judeus? Que diferença é essa?

______________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Seguindo o exemplo do Egito, que se fixou ao lado do Rio Nilo, a Mesopotâmia, rio Tigre e Eufrates, a Palestina também tinha um rio que a abastecia. Que rio era esse?

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

4 – Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a.C., um povo semita, que passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.

Assinale a alternativa que representa o povo citado acima:

a) fenício.

b) hebreu.

c) sumério.

d) Caldeu.

e) assírio.

 

5 – Estudamos nesse trimestre algumas civilizações importantíssimas para a formação da nossa cultura atual. Entre esses povos destacou-se o povo fenício. Assim como as sociedades atuais tem influência de outras culturas, como foi possível os Fenícios conhecer e absorver culturas de seus vizinhos no Mediterrâneo?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________6 – Sobre o povo Hebreu e o filme assistido em sala esse trimestre: “O príncipe do Egito” explique o que foi o Êxodo liderado por Moisés.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 – Explique o que foi a Diáspora Judaica.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Na sua opinião, por que o alfabeto fenício foi tão importante?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

9 – O que são cidades-estados e quais foram as principais cidades-estados dos fenícios?

______________________________________________________________________________________________________________________________10 – Alguns povos da Antiguidade foram mercadores que viveram do comércio marítimo. Cite três Cidades-Estado fenícias e indique a principal contribuição que os fenícios deixaram às civilizações posteriores.

______________________________________________________________________________________________________________________________11 – Qual foi a principal atividade econômica desenvolvida pelos fenícios?

______________________________________________________________________________________________________________________________12 – “… essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo…”

O texto refere-se a características que identificam, na Antiguidade Oriental, os

a) fenícios.

b) hebreus.

c) caldeus.

d) egípcios.

e) persas.

13 – O povo fenício teve condições de conhecer várias culturas? Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________14 – Relaciona-se aos fenícios na Antiguidade, EXCETO:

a) o comércio como principal atividade econômica.

b) a invenção do alfabeto fonético.

c) a organização política em Cidades-Estado.

d) o estabelecimento de colônias no Mediterrâneo.

e) o dualismo religioso, baseado no culto aos deuses Ahriman e Aura Mazda.

15 – Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:

a) a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo;

b) o monoteísmo e a agricultura;

c) o comércio e o politeísmo;

d) as Cidades-estados e o monoteísmo

e) a agricultura e a forma de Estado centralizado

16 – A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que:

a) a Fenícia desconhecia centralização do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia política, econômica, religiosa e administrativa.

b) a independência política das cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças estabelecidas com os romanos que, por sua vez, faziam frente à expansão persa.

c) os extensos vales situados entre as montanhas e o mediterrâneo possibilitaram o grande desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e, consequentemente, do comércio.

d) de todas as criações fenícias, a mais importante foi à caravela, posteriormente aperfeiçoada pelos gregos.

e) a grande e original contribuição dos fenícios para a história da civilização foi à introdução das vogais no alfabeto criado pelos gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.

17 – Quais são os principais povos que habitavam a região da Mesopotâmia?

______________________________________________________________________________________________________________________________

18 – Qual a importância do código de Hamurabi para as sociedades da Mesopotâmia?

______________________________________________________________________________________________________________________________

19 – Onde se localiza a sociedade Egípcia?

____________________________________________________________________________________

20 – O que é uma civilização fluvial?

______________________________________________________________________________________________________________________________

2 pensamentos sobre “Revisão 6º ano Hebreus, Fenícios, Mesopotâmia e Egito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s